top of page
background-brain_edited.jpg

Perguntas Frequentes

Principais dúvidas recebidas sobre o profissional, os serviços e os atendimentos prestados

Atendem por planos de saúde ou convênios?

Prestamos atendimentos a diversos planos de saúde, quando os mesmos entram em contato diretamente com o consultório para formalizar o serviço prestado ao seu beneficiário, ou, quando em comum acordo oferece ao seu beneficiário o reembolso do valor das consultas acertadas ao profissional. Recomendamos que caso tenha interesse em realizar os atendimentos com o seu plano de saúde, entre em contato diretamente com ele para verificar se oferecem essse serviço ou benefício.

Qual a diferença entre Neuropsicólogo e Psicólogo?

O psicólogo tem o foco de identificar, diagnosticar, e tratar transtornos emocionais, comportamentais ou de personalidade, a partir de estratégias e técnicas específicas, tendo como objetivo ensinar e guiar o paciente para enfrentar os problemas e dificuldades. Já o neuropsicólogo avalia e trabalha com comportamentos relacionados a alterações cerebrais, bem como os impactos cognitivos que isso causa no paciente. Logo, na prática muitos neuropsicólogos trabalham em conjunto com psiquiatras, neurologistas, geriatras e psicólogos, uma vez que pacientes afetados por doenças mentais, neurológicas ou emocionais também podem sofrer de impactos cognitivos e comportamentais. O neuropsicólogo aplica diversos testes para avaliar memória, atenção, raciocínio, linguagem, podendo após avaliação, indicar programas e tratamentos específicos como estimulação, reabilitação ou demais terapeuticas e profissionais indicados ao caso.

Qual a diferença entre Psicólogo e Psiquiatra?

Ambos os profissionais são aptos a fazer diagnósticos e intervenções em saúde mental, no entanto o psicólogo tem formação em Psicologia, e o Psiquiatra em Medicina. O psicólogo está autorizado a realizar psicoterapia após sua conclusão de graduação em Psicologia e formação de psicólogo que também ocorre na graduação em nível de estágios clínicos, já o psiquiatra para realizar esse tipo de terapia, precisa de formação especial após sua conclusão. O Psiquiatra por ter formação em medicina está habilitado a prescrever medicamentos, já o psicólogo não o faz. Normalmente ambos os profissionais trabalham em conjunto, um realizando encaminhamento pra o outro para adição de tratamentos ou técnicas específicas conforme o caso do paciente atendido.

Quantas consultas são necessárias para realizar uma avaliação neuropsicológica/neurocognitiva?

Normalmente a avaliação neuropsicológica completa demanda entre 5 a 6 consultas. Cada consulta é programada para a aplicação de um conjunto de testes padronizados, atividades cognitivas específicas e escalas comportamentais. Alguns pacientes podem apresentar um nível de comprometimento cognitivo maior, tendo impacto no número de consultas, nesses casos, informamos ao paciente ou seus responsáveis caso seja necessário um número maior de consultas ao normalmente praticado.

Quero conhecer meu perfil neuropsicológico, preciso de encaminhamento médico ou de outro profissional para realizar a avaliação?

Qualquer pessoa pode realizar a avaliação neuropsicológica, ela ajuda a pessoa a conhecer seus pontos fortes e fracos em relação as suas habilidades mentais e funções cognitivas. No entanto, normalmente as pessoas buscam a avaliação pois outro profissional recomendou ou a indicou devido as suspeitas de problemas ou déficits cognitivos impactando a vida dessa pessoa. Também há encaminhamentos de demais profissionais para ajudar no diagnóstico diferencial de doenças neurológicas e transtornos mentais.

bottom of page